quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Os animais têm consciência!


No mês passado, um grupo de cientistas liderados por Philip Low se reuniu na Universidade de Cambridge para declarar o que todos nós já sabíamos: os animais têm consciência! Embora isto não seja novidade para nós, é muito gratificante saber que esta realidade está sendo reconhecida pela ciência!

Eles lançaram o manifesto The Cambridge Declaration on Consciousness. Se você não sabe inglês, então você pode ler a versão traduzida para o português pela amigateira Aline Santos: A Declaração de Consciência da Cambridge.

Veja só um dos trechos principais:
"A ausência de um neurocórtex não parece impedir um organismo de experimentar estados afetivos. Evidência convergente indica que animais não-humanos têm o substratos neuroanatômicos, neuroquímicos e neurofisiológicos dos estados conscientes, juntamente com a capacidade de exibir comportamentos intencionais. Consequentemente, o peso da evidência indica que os seres humanos não são únicos em possuir os substratos neurológicos que geram consciência. Animais não-humanos , incluindo todos os mamíferos e aves, e muitas outras criaturas, incluindo polvos, também possuem estes substratos neurológicos".
E agora um vídeo sobre a consciência em cachorros:

6 comentários :

  1. Só comprova algo que nós que amamos os animais já sabíamos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Cada vez mais a ciência está provando que os animais são como nós: têm consciência, fome, dor, sentimento...Isso é muito bom. Bjinhos, lili!

    ResponderExcluir
  3. Que bacana que reconheceram..mas é como vc disse..nós sempre soubemos! heheh

    beijos
    Ma

    ResponderExcluir
  4. Fico muito feliz em saber que os cientistas estão comprovando aquilo que a muito tempo quem convive com animais já sabia.
    Sinto-me cada vez mais uma privilegiada em poder conviver com quase trinta gatos e com nove cães. A consciência deles supera a de muitos humanos.
    Beijinhos querida Lili!
    Beth

    ResponderExcluir
  5. Lili, os animais são MARAVILHOSOS!!....:)

    Bjs, Néia e Nikita

    ResponderExcluir
  6. Que legal que agora a ciencia provou o que muitos ja sabiam. Animais sentem medo, animais tem instinto materno, animais ensinam e se comunicam com os filhotes, animais sentem dor e fome.

    Isso tambem inclui vaca, galinha, porco, peixe, etc.
    Logo a sociedade tera que re-pensar o que 'e etico ou nao. Sabendo que os animais tem consciencia e sao parecidos com os humanos, eh justo e etico matar uma vaca (ou abusa-la tirando o bezerro da coitada para poder roubar o leite dela)? Eh totalmente possivel viver uma vida saudavel com uma dieta sem nenhum derivado de animal. 'E totalmente possivel ter uma dieta de compaixao.

    Peace!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...