terça-feira, 18 de outubro de 2011

Ferimentos nas patas. O que fazer na emergência?



Xiii! Você percebeu que as patas do seu bichano estão machucadas! E agora? Bem, os animais machucam suas patas de várias maneiras. Às vezes correndo, brincando, fuçando coisas que não devem e nisso podem ter as unhas arrancadas ou os coxins perfurados. Aqui, mamis chama coxins de borrachinha!!!

Os animais com ferimentos nas patas geralmente mancam ou as mantém levantada. Os gatos podem parar de andar, preferindo sempre o esconderijo. Agora, se os ferimentos forem profundos, mais de 1/4 da pata estiver cortado e você puder ver os músculos rosados, precisará levá-lo ao veterinário urgente para dar uns pontinhos e ele examinar com mais cautela.

No trajeto ao vet, você pode controlar o sangramento com um pano limpo ou compressa de gaze, para estancar o sangramento. Ele deverá parar em cinco minutos. Se a primeira compressa ficar ensopada, não a remova, ou você poderá interferir no coágulo que estiver se formando. Apenas coloque uma segunda compressa sobre a primeira.

Se a patinha não estiver sangrando muito, limpe-a com água fria. No caso de queimaduras, você deve enxaguar com água fria, por no mínimo 20 minutos. Use um sabão líquido antisséptico à base de clorexidina; é melhor e impede que a infecção se instale. Também pode usar água oxigenada de 10vol para limpar  a região em torno do machucado, nunca diretamente no machucado, viu?

No caso de perfuração, embeba a pata em uma solução antisséptica, durante 10 minutos, duas ou três vezes ao dia.

E sempre leve seu pet ao veterinário de sua confiança para ele dar continuidade ao atendimento e passar os remédios necessários! Aqui neste poste eu dei só uma pincelada de cuidados emergenciais enquanto você leva seu animal ao veterinário, mas só isso não resolve, ok?!

Fonte: Livro Primeiros Socorros para Cães e Gatos

9 comentários :

  1. Oi Lili, lilindona!!!! Obrigada por mais estas dicas. Sabe que aqui no sul tem gente que chama os coxins (que eu nem sabia deste nome) ou almofadinhas das patas de...
    feijõezinhos!!!!
    É lindo como elas combinam com o gato. Gatinhos claros, feijõezinhos rosas; gatinhos escuros, feijõezinhos pretos... adooooooroooo...
    mil bjos e miaus
    Dani e os filhotes Damasco e Misha

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica, um de meus gatos já cortou fundo a pata. Se acontecer de novo, já sei o que fazer. =)

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Muuuito legal, espero não ter que usar, maaas é bom saber né!;-)
    Brigadaaaa
    Bjinhaaaaus
    Wayne

    ResponderExcluir
  4. Boas dicas Lili. Eu já machuquei a pata, tive uma ruptura muscular, esqueci que era um exótico gordinho e quis praticar uma corrida maluca,com muitos saltos. Pratiquei o repouso quase absoluto e melhorei. Ronrons do Shake.

    ResponderExcluir
  5. Lili, aqui em casa a turminha vive se machucando, pois são muito danados hehe.
    Dia desses a Fúria cortou a patinha, mas foi bem superficial, então limpei e coloquei um cicatrizante, mas se fosse mais grave ela ia pra Drª Cris, pois é a veterinária de minha confiança.
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, nem sempre quem tem animaissabe exatamente o que fazer numa emergencia. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Muito legal poder aprender mais...

    Obrigada!

    Beijos da Rubi!!!

    ResponderExcluir
  8. Mas meu gato é bravo e não deixa nem tocar na pata, o que eu faço?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...