terça-feira, 16 de setembro de 2008

Dez ditados populares sobre gatos

Posted in ,
Três ditados populares sobre gatos
Tres dichos populares sobre gatos
Three popular sayings about cats

1- Quem não tem cão caça com gato
2- Não compre gato por lebre

3- De noite, todos os gatos são pardos
Por la noche, todos los gatos son pardos
At night, all cats are brown

Alguém sabe mais um?
¿Alguien sabe otro?
Does anyone know another?

Contribuições de nossos leitores:
4- Gato escaldado tem medo de água fria. (Hinata)

5- Quando o gato sai, os ratos fazem a festa.
(Hinata)
Cuando el gato sale, los ratones son la parte

6- A curiosidade matou o gato
(Idun)
La curiosidad mató al gato
Curiosity killed the cat

7- Cien ratones a un gato le dan un mal rato (La Gatera)
8- Jamás en el mismo plato comen el ratón y el gato (La Gatera)
9- Gato con guantes no caza ratón (La Gatera)
10- Cadê o doce? O gato comeu! Cadê o gato? O gato fugiu! (Álvaro Míchkim)

19 comentários :

  1. Hum... Por que será que sempre os gatinhos são menosprezados nos ditados? Hunf.
    Ah,tem um conto meu de gatinhos: http://www.giuliamoon.com.br/contos/isis.htm
    Depois me diga se gostou...

    Beigiunhos!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que deixaste um comentário no meu blog... assim descobri o teu!! :P

    Eu AMO gatos!!!!
    este blog tá demais!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. giulia,
    pois é. os ditados poderiam ser melhores para nós gatinhos, né? assim que puder, vou ler seu conto, viu? aguarde!!!

    mary,
    e que bom que o google existe. assim descobri o teu blog. seja sempre bem vinda!

    ResponderExcluir
  4. Que bom que gostou do meu conto, Lili!

    Sim, os gatinhos nos deixam "dominá-los" pelo amor... rsrsrsrs Na verdade, acho que é o contrário.

    Já tive muitos gatos quando era menina. Todos eles eram mais meus donos do que eu a eles...

    Beigiucas e miaus...

    ResponderExcluir
  5. querida adorei seu blog
    entao meu gato chama NIKO e tem 1 ano ele é siames...lindo e bravo ...ele so toma agua na torneira rsrs, ja comprei um monte de vasilhas diferentes mas ele so bebe agua corrente rsrsr...
    dorme na cama comigo e com meu marido ...
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Droga, não conheço nenhum.
    Mas minha amiga tem gatos que parecem mais bois, de tão gordos.
    Não, não serve, né?

    Beijos! ^^

    ResponderExcluir
  7. Olá estive a admirar as tuas fotos e és mesmo gira.


    Aqui vai um pequeno contributo a este post:

    - Gato escaldado tem medo de água fria.
    - Quando o gato sai, os ratos fazem a festa.

    Uma lambidela. :)

    ResponderExcluir
  8. Desculpa o url ficou mal.
    É http://hinata.blogs.sapo.pt

    ResponderExcluir
  9. "a curiosidade matou o gato"

    em breve, darei notícias frescas no meu blog.
    marradinhas

    ResponderExcluir
  10. Mas cadê a peruca da Lili?
    Uma gata patricinha, antenada e blogueira ainda não tem a dela?
    Sugiro uma azulzinha com franja!
    Beijoca e boa semana
    Dri e Gatulli

    ResponderExcluir
  11. Olá, Olá...o seu blog está lindo. Uma bela declaração de amor aos animaizinhos que nos fazem tão bem!

    Valeu pela dica do novo vídeo do Gatinho do Simon. Eu postei lá no meu blog. A Ieda é minha esposa e também editora do meu blog!hehhehe! Bjos!

    ResponderExcluir
  12. Gato sempre se ferra nos ditados, mas já ouvi dizer que o 1o que vc escreveu está errado. Dizem que o correto é: QUEM NÃO TEM CÃO, CAÇA COMO GATO. Aos poucos, as pessoas foram falando o ditado e acabaram mudando o sentido da frase. Quem não tem cão, caça COMO gato, ou seja, se vira sozinho. :)

    ResponderExcluir
  13. giulia,
    você tem razão. os gatos é que dominam os humanos. esta é uma verdade!

    Taís,
    Manda uma foto do Niko para mim! Eu boto no blog! meu e-mail: gata.lili2@gmail.com

    Pâmela,
    Serve sim, amiga. Não é um ditado, mas é uma verdade muito verdadeira. muito obrigatinha! Venha sempre por aqui. Adoro seus comentários!

    Hinata e Idun,
    Muito obrigatinha por suas contribuições. Já coloquei no blog, com o crédito de vocês e o link para seus blogs!

    girl,
    eu ainda não tenho uma peruca. vou pedir para mamãe comprar uma para mim. também gostei do modelo que você sugeriu. por enquanto, eu tenho apenas um bonezinho, que também é lindo! Seja sempre bem vinda!

    Daniel,
    Os vídeos do Simon são demais! obrigatinha pela visita. Venha sempre!

    Dê,
    Eu não sabia desse detalhe. A explicação é intreressante. Acho então que o ditado original é mais benéfico para os gatos!

    ResponderExcluir
  14. Aquí te dejamos tres dichos populares, querida Gata Lili:

    "Cien ratones a un gato le dan un mal rato" (Anónimo)

    "Jamás en el mismo plato comen el ratón y el gato" (Anónimo)

    "Gato con guantes no caza ratón" (Anónimo)

    Esperamos que te gusten y que puedan traducirse al portugués! :) Y de paso te dejamos el enlace a nuestra sección Frases con gato encerrado, donde podrás encontrar muchos dichos más.

    Saludetes gatunos.

    ResponderExcluir
  15. Ouvi falar que o certo não é
    "Quem não tem cão caça com gato"
    mas sim,
    "Quem não tem cão caça como gato"
    Acho que realmente faz mais sentido, pq gato não caça! dãaa

    Abraço a todos

    ResponderExcluir
  16. lutero,
    você já é a segunda pessoa que diz isso aqui no blog.acho que vocÊs têm razão. obrigada pela visita. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  17. Oi amigata! Adorei teu blog e também AMOOO GATOS!!!!!!!!! Bjs!

    Visite meu blog:

    liegemarla-livrosebichos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...